sábado, 13 de setembro de 2008

Ler é fundamental

A leitura nos leva para vários mundos sem ser preciso saírmos do lugar, ou levantarmos do sofá. Através dela conhecemos outras culturas e sociedades.
Ler não é apenas decodificar os signos presentes no livro, é viajar entre as palavras. O que está no livro, não é a história, a história é feita na mente de cada leitor. Porque o que está no livro é apenas um roteiro traçado pelo autor do texto, para que o leitor faça em sua mente uma reconstituição dos fatos, lugares e personagens, descritos, porém, essa reconstituição nunca é a mesma, ela varia de leitor para leitor.
Essa é a grande mágica da leitura, o texto está ali no papel, aparentemente imutável, mas tudo pode mudar a partir do momento da sua leitura, através da interpretação que o leitor fará dele.
A leitura influenciou o desenvolvimento da sociedade em que vivemos. E hoje desempenha papéis diversos pode ser uma prática que colabora na imaginação, no raciocínio lógico, nas negociações, no poder de argumentação da população. Afinal, uma sociedade que não lê, não conhece seus direitos, portanto não os cobra.
Creio que ler além de ser fundamental é sensacional.

2 comentários:

Drika L.S. disse...

Perfeito...como diria Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros".Que bom que ainda há pessoas que se preocupam com a leitura ,tão deixada de lado nos dias atuais, onde aimagem vale mais que palavras...

Drika L.S. disse...

Perfeito...como diria Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros".Que bom que ainda há pessoas que se preocupam com a leitura ,tão deixada de lado nos dias atuais, onde a imagem vale mais que palavras...

 

Edriele Figueiredo Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template