terça-feira, 11 de novembro de 2008

0 comentários

"Façamos da interrupção um caminho novo.Da queda um passo de dança,do medo uma escada,do sonho uma ponte, da procura um encontro!" Fernando Sabino- O Encontro Marcado
“Façamos da interrupção um caminho novo...” podem haver pedras no meio do caminho, a estrada pode estar escorregadia, mas é preciso seguir em frente, a vida é cheia de surpresas, boas, agradáveis ou não que devem ser encardas de frente e se não for possível seguir no caminho escolhido a principio, mude, trace um novo percurso, prossiga, viva! Faça “da queda um passo de dança” brinque com as dificuldades, ria dos problemas, não deixe que eles tapem a sua visão do arco-íris que surge após a tempestade... Faça “do sonho uma ponte” corra atrás dos seus objetivos, lute para conquista-los e se não for possível, corra atrás de outros...Faça “da procura um encontro” às vezes o melhor está ao nosso lado mas não queremos enxergar, ou estamos imaginando algo grandioso demais, sendo que o melhor está ali ao alcance de nossas mãos

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Vergonha nacional: O desrespeito ao idoso

1 comentários

O estatuto do idoso garante-o do direito de usar o transporte coletivo de forma gratuita, tendo o seu lugar reservado nas primeiras poltronas do ônibus.
Entretanto o que se percebe é que há um desrespeito, a essa lei e a outras, por parte da população, principalmente dos jovens e adolescentes.
Diariamente o que se vê nos transportes coletivos, são idosos em pé enquanto que muitos jovens , adultos e/ou crianças estão sentados.
Essa cena se repete também nas filas de bancos, nas quais a preferência é do idoso, da gestante, do deficiente físico, mas a qual nem sempre é dada.
É uma situação lamentável, pois além de não cederem à preferência devida, usam os lugares reservados a eles, sem qualquer pudor.
A idade avançada deixa os idosos mais vulneráveis e eles geralmente, são vítimas de quedas portanto é complicado para uma pessoa idosa se equilibrar em um ônibus em movimento.
Há ainda a questão dos operadores do transporte, pois alguns se recusam a parar no ponto de ônibus quando é um idoso que pede e muitas vezes os tratam mal dentro do veículo também. Esta condição é bastante absurda, é pertinente repensar a importância do idoso, que é um cidadão com direitos e deveres como qualquer outro e que traz consigo uma série de conhecimentos adquiridos, sendo necessário aos demais respeita-los, pois em estradas e caminhos da vida nas quais começamos a percorrer, a muito eles já estão a caminhar. Isso é uma questão de respeito aos direitos humanos, ou seja, de respeito a si próprio. Porque se os cidadãos refletirem a esse respeito chegarão à conclusão de que daqui a alguns anos, serão eles os idosos, e se não começarem a respeitar os direitos dos idosos de agora, serão eles os próximos desrespeitados.

sábado, 13 de setembro de 2008

Ler é fundamental

2 comentários
A leitura nos leva para vários mundos sem ser preciso saírmos do lugar, ou levantarmos do sofá. Através dela conhecemos outras culturas e sociedades.
Ler não é apenas decodificar os signos presentes no livro, é viajar entre as palavras. O que está no livro, não é a história, a história é feita na mente de cada leitor. Porque o que está no livro é apenas um roteiro traçado pelo autor do texto, para que o leitor faça em sua mente uma reconstituição dos fatos, lugares e personagens, descritos, porém, essa reconstituição nunca é a mesma, ela varia de leitor para leitor.
Essa é a grande mágica da leitura, o texto está ali no papel, aparentemente imutável, mas tudo pode mudar a partir do momento da sua leitura, através da interpretação que o leitor fará dele.
A leitura influenciou o desenvolvimento da sociedade em que vivemos. E hoje desempenha papéis diversos pode ser uma prática que colabora na imaginação, no raciocínio lógico, nas negociações, no poder de argumentação da população. Afinal, uma sociedade que não lê, não conhece seus direitos, portanto não os cobra.
Creio que ler além de ser fundamental é sensacional.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

0 comentários

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.


É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.


Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo.


É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."




Fernando Pessoa

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Linhas soltas

2 comentários
Fiz uma linha para desenhar a linha do quadrado. A linha é a continuação do ponto.
Ontem, passei pela linha do trem, deu medo. A linha era enorme, parecia sem fim, mas enfim teve um fim e comecei a pensar.
As linhas de pensamentos surgem a cada instante, como linhas inconstantes. O encontro de duas linhas faz com que surja uma nova linha.
Sigo pela linha da vida. Mamãe mandou que eu andasse na linha. Um dia eu perguntei e se eu cair da linha? Ela disse que o mundo me ensinaria a equilibrar-me sobre a linha.
Um instante uma linha do destino cortou minha linha de pensamento, o motorista não viu que era linha contínua e ultrapassou no local proibido, a justiça foi linha dura e ele foi preso.
Engraçado não paro de falar em linhas...
A linha reta expressa equilíbrio, sobriedade, já a curva é uma linha mais livre e dinâmica. São linhas que correm soltas, sem se deter pelos limites impostos por outras linhas.
A linha do passado é atravessada pela linha do presente, que tenta alcançar a linha do futuro.
A linha que contorna o pensamento, seria a mesma linha que contorna os desenhos feitos no papel?
Após percorrer toda a linha e contornar os caminhos senti-me satisfeito em ter cumprido o que a linha de pensamento que tracei me exigia.

My thought travels curved lines, crazy, happy.
Meu pensamento viaja por linhas curvas, loucas, felizes.
 

Edriele Figueiredo Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template