segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Vergonha nacional: O desrespeito ao idoso

1 comentários

O estatuto do idoso garante-o do direito de usar o transporte coletivo de forma gratuita, tendo o seu lugar reservado nas primeiras poltronas do ônibus.
Entretanto o que se percebe é que há um desrespeito, a essa lei e a outras, por parte da população, principalmente dos jovens e adolescentes.
Diariamente o que se vê nos transportes coletivos, são idosos em pé enquanto que muitos jovens , adultos e/ou crianças estão sentados.
Essa cena se repete também nas filas de bancos, nas quais a preferência é do idoso, da gestante, do deficiente físico, mas a qual nem sempre é dada.
É uma situação lamentável, pois além de não cederem à preferência devida, usam os lugares reservados a eles, sem qualquer pudor.
A idade avançada deixa os idosos mais vulneráveis e eles geralmente, são vítimas de quedas portanto é complicado para uma pessoa idosa se equilibrar em um ônibus em movimento.
Há ainda a questão dos operadores do transporte, pois alguns se recusam a parar no ponto de ônibus quando é um idoso que pede e muitas vezes os tratam mal dentro do veículo também. Esta condição é bastante absurda, é pertinente repensar a importância do idoso, que é um cidadão com direitos e deveres como qualquer outro e que traz consigo uma série de conhecimentos adquiridos, sendo necessário aos demais respeita-los, pois em estradas e caminhos da vida nas quais começamos a percorrer, a muito eles já estão a caminhar. Isso é uma questão de respeito aos direitos humanos, ou seja, de respeito a si próprio. Porque se os cidadãos refletirem a esse respeito chegarão à conclusão de que daqui a alguns anos, serão eles os idosos, e se não começarem a respeitar os direitos dos idosos de agora, serão eles os próximos desrespeitados.
 

Edriele Figueiredo Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template